Um verdadeiro fenômeno na mobilidade elétrica individual está em curso. Assistimos à uma invasão de opções que estão revolucionando a forma como as pessoas se deslocam nas cidades.
Mas a final, qual é a melhor opção?
Elaboramos uma comparação dos principais quesitos dos dois veículos mais utilizados atualmente:
PATINETE ELÉTRICO X BIKE ELÉTRICA
1. CONFORTO
Ao contrário do que muitos pensam (e até divulgam), Bikes Elétricas não se movimentam sem pedalar, frustrando aqueles que pretender chegar ao destino sem suar. O sistema, chamado de “Pedal Assistido”, só permite acionar o motor ao pedalar. Porém, as Bikes levam vantagem ao permitir fazer a viagem sentado, embora já existam alguns modelos de Patinetes com assento removível.
PATINETE | BIKE |
---|---|
VANTAGENS | |
Chegar ao destino sem suar (acionamento-motor no punho) | Viagem sentado (assento) |
DESVANTAGENS | |
Viagem de pé * | Chegar ao destino suado (acionamento-motor pedalando) |
2. VELOCIDADE / AUTONOMIA / RECARGA
Velocidade
Ambos atendem à normas internacionais de limite de velocidade em 25km/h para poderem circular em Ciclovias.
Autonomia
Se por um lado, o sistema “pedal assistido” é inconveniente para quem não quer chegar suado ao destino, por outro lado, proporciona maior Autonomia às Bikes, já que divide com o condutor o esforço do motor no deslocamento.
Recarga
Patinetes levam considerável vantagem nesse quesito, fazendo uma recarga completa em período 50% menor.
PATINETE | BIKE |
---|---|
VELOCIDADE | |
25 km/h | 25 km/h |
AUTONOMIA | |
20-30 km | 30-40 km* |
RECARGA | |
03-04 hs | 06-08 hs |
3. PORTABILIDADE
Neste quesito, Bikes se aplicam somente aos modelos dobráveis, já que para as demais não é permitido o acesso a ônibus e metrô, tampouco são práticos para o transporte em automóveis.
Mesmo comparada às Bikes Dobráveis, os Patinetes levam ampla vantagem no quesito Portabilidade, com metade do Peso e Volume (dobrado).
PATINETE | BIKE (DOBRÁVEL) * |
---|---|
DIMENSÕES DOBRADO | |
113 x 20 x 50 cm | 65 x 46 x 85 cm |
VOLUME DOBRADO | |
0,11 m³ | 0,25 m³ |
PESO | |
08-12 kg | 23-25 kg |
* Modelo tradicional aro-20 com bateria de lítio
Um veículo elétrico portátil pode proporcionar diversas aplicações convenientes. Se durante o trajeto começa chover, basta dobrar e seguir viagem de Uber, por exemplo. Ou naquele último trecho da estação de ônibus ou metrô até o trabalho, feito por uma longa caminhada, só poderá ser substituído por um veículo elétrico capaz de acompanhar desde o início da viagem.
No vídeo a seguir, Ben Forman, co-fundador da ZBoard, apresenta na TEDx Venice Beach 2015 o conceito “Rideables” (veículos elétricos portáteis) e explica porque as Bikes Elétricas estão obsoletas para mobilidade nas cidades.
4. TECNOLOGIA EMBARCADA
São muitos modelos de Patinete e Bike disponíveis no mercado. Para efeito comparativo, consideramos os modelos mais sofisticados na mesma faixa de preço.
5. CUSTO / PREÇO
Neste quesito ocorre equivalência de valores, na faixa de R$ 5.000,00, dentro das características apresentadas neste estudo comparativo.
Existem opções mais em conta com menos recursos e especificações inferiores.
CONCLUSÃO
Entre os Veículos Elétricos Leves, Patinete e Bike são os mais utilizados para Mobilidade Urbana atualmente. Na comparação entre ambos, podemos observar que a Bike leva vantagem na Autonomia, embora conte com o auxílio do Condutor pedalando, o que causa o tão indesejado problema de chegar suado ao destino; Já o Patinete leva vantagem nos demais quesitos mais relevantes, como não chegar suado ao destino, portabilidade, recarga mais rápida e tecnologia embarcada.
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